Helenismo

O que é o helenismo? O Helenismo foi a filosofia desenvolvida no período histórico de Alexandre, o grande. Este período se destaca pela grande influência do pensamento de Aristóteles. Correntes filosóficas se formaram em torno dos temas morais, éticos e políticos abordados por Aristóteles, no entanto, cada uma delas apresentando características filosóficas próprias.

Destacam-se aqui três delas:

  • Os Estoicos;

  • Os Epicuristas;

  • E os Céticos.

Quem são os estoicos?

Os Estoicos foram os filósofos que acreditavam que o controle e domínio da razão sobre as coisas do mundo levaria a humanidade à Felicidade e a Sabedoria. Isto implica dizer que é a compreensão da ordem natural das coisas, a consonância com elas e como elas podem afetar a existência humana que permitiriam que a humanidade superasse as compreensões do determinismo e pudesse operar, com tranquilidade, as suas ações em meio a realidade da natureza. A retidão da vontade, ou seja, o domínio das paixões, imprimiria à humanidade uma tomada de consciência de si mesma, capaz de fazê-la, mesmo no sofrimento, agir para um bem maior de si e dos outros.

Quem são os epicuristas?

Os Epicuristas entendiam que a vontade humana guia ao prazer. Nesta perspectiva, prazer é tudo aquilo que não há sofrimento, ou seja, ausência de dor. A sabedoria humana, portanto, estaria em saber promover em si mesmo a Felicidade por meio do prazer. Para isso, a humanidade não poderia se deixar afetar pelas coisas do mundo e deveria atingir um estado imperturbável e de libertação da mente dos sofrimentos que o mundo poderia causar. Dito de outro modo, buscar uma tranquilidade incapaz de ser afetada pelo mundo.

Quem são os céticos?

Os Céticos, por sua vez, tinham como argumento fundamental a incapacidade da humanidade conhecer as coisas do mundo. Assim, a relação humanidadeXmundo ocorre pela suspensão de juízo sobre qualquer coisa que possa parecer como verdadeiro. Desse modo, a consciência de si mesmo e das coisas está na quietude da razão (ausência de pertubações) diante do mundo, a ataraxia. Verdades e paixões humanas são impedimentos para que a humanidade atinjam a tranquilidade e a compreensão dos seus limites diante da natureza.

Obras para Download