O período das Revolução. A modernidade é símbolo de alteração, transformação, mudança. As grandes discussões, os debates a inovações são os elementos marcantes que fazem dela um período peculiar do pensamento humano. Considerado um dos períodos de maior produção filosófica, a modernidade representa um período de crises, desestruturas, inovação e de profundo avanço no conhecimento humano.

Para a contemporaneidade, a Filosofia Moderna é o ícone de fundamentação e superação, tendo em vista que somos, hoje, herdeiros dos pensamentos moderno. Não se pode construir uma crítica filosófica hoje sem que não se tenha como ponto de partida as bases do pensamento moderno. Bacon, Descartes, Hobbes, Locke, Hume, Rousseau são apenas alguns nomes que permeiam toda a discussão acerca da Filosofia Moderna.

Mais do que apenas um período histórico, a modernidade é um período de revelação do que é Ser Humano, os pontos de reflexão sobre os seus limites e suas capacidades.

Revista Virtus

A banalidade do Mal de Roberto Alvim

Os recentes acontecimento ocorridos no governo federal acerca do desconcertante pronunciamento em vídeo do Secretário Roberto Alvim, do alto escalão do governo na área cultural, contendo um plágio (pra não dizer descarada cópia) do importante membro da liderança nazista Joseph Goebbels, espantou a todos, inclusive a mim. Independente das questões que envolvem o governo que… Ler mais

O que é a vida?

Às vezes, as pessoas me procuram para me perguntar sobre a vida. Algumas delas acham que eu, como filósofo, poderia ajudá-las a compreender os momentos que elas atravessam nos seus relacionamentos pessoais, e quando digo aqui relacionamento não me referindo apenas aos amorosos, digo relacionamentos pessoais gerais, como a amizade, o trabalho, a família etc.… Ler mais