Verdade verdadeira…. ?

O primeiro conceito que devemos compreender sobre a Filosofia é a questão da Verdade. De fato, tradicionalmente defendeu-se que a Filosofia seria a “Busca pela Verdade”, contudo, ao longo da história da humanidade compreendemos que isto é uma bobagem.

A Verdade como objetivo primeiro da Filosofia, mesmo se alcançada, não pode ser vista como tal. Isto porque se alcançarmos uma Verdade Absoluta estaríamos deixando de filosofar, pois, encerraríamos o assunto e o tema de pesquisa e tudo pareceria estático e definitivo.

Cursos Livres de Filosofia. Um outro modo de ver as coisas.

Porém, para a Filosofia esta tal “Verdade” ainda está por vir. A humanidade ao longo da história demonstrou que devemos ter muito cuidado com a Verdade, pois, vários conceitos que foram tomados como Verdade, deixaram de ser. Tomemos como exemplo o Sistema do Mundo. Na Europa, o Sistema do Mundo foi entendido como Geocêntrico, em que a Terra era estática e o Sol e planetas giravam em torno dela. Até aqui, nenhum problema, uma coisa é “assim”, mas pode ser !do outro modo”. O problema foi que durante séculos esse Sistema foi considerado como uma Verdade Absoluta e provocou àqueles que discordavam dele a morte. Isso mesmo! Pessoas morreram porque acreditam que o Sistema do Mundo não era do modo como a Verdade fora estabelecida em outros tempos.

Ora, se uma Verdade pode deixar de ser verdade, isto implica que outras também poderiam deixar de ser. O melhor, aquilo que em algum momento tornou-se falso, poderá ser agora verdadeiro.

Desse modo, a Verdade como busca de um conceito pleno de certeza e absoluto não deve ser o objetivo maior da Filosofia, porém, encontrar conceitos que são verdadeiros até que se demonstrem os contrários, isso sim é papel da Filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s